quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O CONCEITO GENUÍNO DE FÉ


  A fé genuína segundo as Escrituras.
Conforme o contexto bíblico geral, nós aprendemos que a fé (emunáh) não é uma simples crença, mas sim uma crença acompanhada de ações que dão testemunhos de nossas convicções em relação a YHWH, por exemplo:
Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12

A fé em hebraico difere-se "do conceito de fé no grego". No mundo Ocidental a fé significa confiança, "considerar algo verdadeiro, estar convicto”.

O significado da palavra fé "no hebraico" é mais ampla, isto é, além de confiança e convicção, também é entendida como firmeza, constância, perseverança, estabilidade, lealdade e devoção.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. (Hebreus 11:1-2).

Em Êxodo 17 aprendemos algo interessante em relação ao conceito de fé vivenciado por Moisés, vejamos: 
Os amalequitas haviam-se levantado para lutar contras os Israelitas. Então Moisés disse a Josué: "Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos". 
Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam.
 
Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol." (Êxodo 17, 9 - 12).

Emunáh é a palavra hebraica para a fé. O conceito de fé no hebraico engloba ao mesmo tempo firmeza, constância, estabilidade, lealdade e devoção. Moisés permaneceu estável na fé e perseverante até o pôr do sol.

Avraham Abraão) é o pai da fé (emunáh) por crer em YHWH e consequentemente por obedecer suas determinações, isto é, Avraham não possuía uma simples crença de que existia um Deus criador dos céus e da terra e quando solicitado pelo próprio Eterno para que sacrificasse seu filho Ytzrak (Isaque), o mesmo se justificou dizendo simplesmente que acreditava em Deus e no seu mandado, porém não obedecendo-o, muito pelo contrário, a fé de Avraham foi justificada pela sua obediência a YHWH que resultou em obras segundo o querer do Altíssimo.
Que proveito há se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura, a fé poderá salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras. Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 
Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? 
Porventura Avraham, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Itzrak (Isacc)? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, e cumpriu-se a Escritura, que diz: 
E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé. (Tiago 2:14-24)

Na Carta aos Hebreus, no capitulo primeiro, encontramos uma série de exemplos relacionados a fé sendo acompanhada de obras segundo os propósitos de YHWH, e não como uma simples crendice (crença absurda e ridícula) resumida simplesmente no fato de acreditar na existência de um Deus Criador ou num Messias (cristo) sem o devido acompanhamento de boas obras como testemunho daquilo que cremos e por isso obedecemos.
 Como você pôde notar nós apresentamos duas conseqüências distintas de fé, ou seja, aquela onde obedecemos diretamente o mandado do Eterno em testemunho a fé que possuímos Nele e em Sua Palavra e o segundo exemplo onde tomamos atitudes pessoais específicas acompanhadas de uma ação para servirem de sinais da fé que possuímos em YHWH, como no caso de Moisés e a Guerra entre Israel com os amalequitas.

Lembrando que em primeiro lugar deverá estar a fé e obediência aos mandamentos do Eterno, fator que contribuirá diretamente para nossa salvação, este é o plano do Criador.

Fonte:  Xan - Torah Web -

Nenhum comentário:

Postar um comentário