terça-feira, 17 de abril de 2012

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO



No livro de Lucas capítulo 10:25 - 37 , encontramos a parábola do Bom Samaritano. Uma parábola que nos faz parar e refletir a respeito de como temos entendido as Sagradas escrituras, e esta parábola está sendo contada diretamente a um doutor das Escrituras (Torah), alguém que a estudou, conheceu e a domina bem, porém talvez seja alguém que não a experimentou, não a viveu de maneira intensa, ficando somente a superfície , raso demais para desfrutar da profundeza que são as escrituras.
Jesus começa a revelar uma questão (resumo) sobre os 10 mandamentos que antes não se houvia falar ( do 1º ao 4º mandamento estão todos relacionados diretamente a D'us, do 5º ao 10º ao próximo. Ex 20) e a declaração deste doutor mostra claramente que era alguém que estava observando o Mestre, pois já usava das palavras e do entendimento que Ele havia trazido. O ponto mais importante que vejo aqui nesta parábola está no seu último versículo " Vai e faze a mesma coisa" Usa de misericórdia. Misericórdia está relacionado a obras. Está contida no tripé da base do evangelho, Jesus revela claramente em mt 23:23 sobre este tripé ( justiça, misericórdia e fé). Estas obras nos irão declarar o quanto estamos amando ao Senhor nosso D'us e o quanto estamos amando ao nosso próximo, cumprindo assim o que nos foi ensinado. desenvolvendo a nossa salvação como disse Paulo o apóstolo.

Faço aqui uma declaração do que pude ver com meus próprios olhos: Neste último sábado tive a oportunidade de começar um projeto com os homens comprometidos dentro do "Bom Samaritano" Comunidade terapêutica de nossa igreja, onde a cada 15 dias teremos um encontro com estes homens que lá estão precisando de um bom samaritano. Quero aqui escrever sobre o que ví:
1º- Amor
2º- Compaixão
3º- Cuidado de feridas
4º- Alegria
5º- Disposição financeira
6º- Coragem
7º- Carinho
Entre outras coisas que se fosse escrever precisaria de muito tempo. Confesso que a sensação que tive era de estar na casa do meu pai.

Obrigado ao Pastor Fabrício Valadares que entendeu esta parábola e trouxe este entendimento para nossa igreja, ao Pastor villar, um homem de muitos valores que tem assumido a direção deste lugar de misericórdia , sua esposa Tereza, Rose , Jorge, Ana Flávia, Carlos, Lívia Márcia e Marido, outros irmãos que tem amado esta obra e vivido este mandamento com intensidade e o meu amigo Valdemir e Vanderleia amados do Senhor Jesus.

Obrigado
Homens Comprometidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário