quarta-feira, 4 de maio de 2011

A GLÓRIA DE D'US


A ALGUNS DIAS ATRÁS , ESTUDAMOS A PARASHA ACHARÊ QUE TRATAVA DA CERIMÔNIA DE ION KIPUR (ÚNICO DIA EM QUE O POVO SE APROXIMAVA DE D'US NO ANO PARA LHE TRAZER OFERTAS E SACRIFÍCIOS POR SEUS PECADOS). NO CAP  16 DE LEVÍTICO O ETERNO FALA A MOISÉS PARA DIZER A AARÃO QUE NÃO ENTRE MAIS A TODA HORA DIANTE DO SANTOS DOS SANTOS (SANTÍSSIMO) PARA ESTE HOMEM CHAMADO AARÃO TALVEZ ESTAS PALAVRAS POSSAM TER CAÍDO COMO UMA PUNIÇÃO, POIS ELE HAVIA ACABADO DE PERDER SEUS 2 FILHOS QUE TROUXERAM FOGO ESTRANHO DIANTE DO SANTO (ENTRARAM BÊBADOS DIANTE DA SANTIDADE) , MAS NÃO FOI ISSO  QUE O SENHOR QUIZ FAZER COM AARÃO, PUNI-LO. D'US QUIZ SIM PRESERVA-LO EM VIDA, PARA QUE NÃO MORRESSE DIANTE DELE ENTRANDO DE FORMA INDEVIDA NA PRESENÇA DO ETERNO SANTO COMO FIZERAM SEUS 2 FILHOS, ESQUECERAM DE REVERENCIAR A SANTIDADE DAS SANTIDADES, BANALIZARAM, ESQUECERAM QUE ESTAR DIANTE DELE É MUITO SÉRIO, NÃO É COMO ESTAR DIANTE DE HOMENS PODEROSOS, ANJOS, PRINCIPES. É  MUITO MAIOR E MAIS SÉRIO.
SE EXISTE ALGO DE MUITO VALOR PARA UM SER HUMANO É O FATO DE ESTAR, SENTIR E VER A GLÓRIA DE D'US, ESTA GLÓRIA QUE AARÃO ESTAVA ACOSTUMADO EM VER TALVEZ TODOS OS DIAS, PORÉM AGORA PASSAVA A SER UMA VEZ POR ANO.
EU ESTIVE A IMAGINAR COMO DEVE TER SIDO DIFÍCIL PARA AARÃO LIDAR COM ESTA SITUAÇÃO, NÃO TER MAIS ACESSO A ESTA GLÓRIA A TODO O TEMPO. PRESTE ATENÇÃO ABAIXO :

OS POETAS SEFARADIM DA ÉPOCA DE OURO DA ESPANHA, IMAGINANDO O ESPLENDOR DO SUMO SACERDOTE EM SEU SERVIÇO, O DESCREVERAM COM LINDOS VERSOS:

" BEM AVENTURADOS OS OLHOS QUE VIRAM ESTAS COISAS. BEM AVENTURADOS OS OLHOS QUE VIRAM OS LEVITAS E O POVO ATENTOS A GLÓRIA DIVINA RESPLANDECENDO COM VIVA LUZ; EO PONTÍFICE ANUNCIANDO AO POVO O QUE OCORRIA A ELE; DE TODOS OS VOSSOS PECADOS DIANTE DO ETERNO ESTAREI LIMPOS. BEM AVENTURADOS OS OLHOS QUE VIRAM AS CORES DESLUMBRANTES DA GLÓRIA DIVINA PAIRANDO SOBRE OS AFLITOS PELO JEJUM, E O SUMO-SACERDOTE PROCLAMANDO O PERDÃO EM NOME DO ALTÍSSIMO E SEU ASPÉCTO ERA SEMELHANTE A UM ANJO DO ETERNO" . TORAH - ACHARÊ PG 339-340

NOTE QUE ESTE DIA ERA UM DIA ÚNICO DENTRO DO ANO, EXISTIA PAIXÃO AO SABER QUE A GLÓRIA DE D'US DESCIA PARA DAR-LHES O PERDÃO. ERA UM DIA  TEMIDO E AO MESMO TEMPO ESPERADO PELOS JUDEUS, POIS ALÍ ESTAVA A OPORTUNIDADE DE SER TOCADO PELA SANTIDADE ATRAVÉS DA SUA GLÓRIA QUE INUNDAVA O ARRAIAL.

PENSE EM COMO NÓS VEMOS HOJE A GLÓRIA DO ETERNO, AINDA PERMANECE ESPLÊNDIDA? QUAL O DEVIDO VALOR QUE DAMOS AO TER O CAMINHO ABERTO, ACESSO DIRETO ATRAVÉS DE YESHUA A QUALQUER MOMENTO, DE QUALQUER LUGAR. QUAL É O VALOR DA GLÓRIA PARA NÓS? É ALGO QUE ANCIAMOS QUE CHEGUE, BUSCAMOS ESTA GLÓRIA? OU VIROU NO NOSSO CORAÇÃO UMA COISA COMUM E TÃO SIMPLES QUE NÃO ARDE MAIS DENTRO DE NÓS POR ESTAR NA  PRESENÇA DELE, SENTIR SUA GLÓRIA?
EXAMINE.

OS MOMENTOS QUE VIVEMOS COM O ETERNO DEVEM SER MOMENTOS ÚNICOS, TÃO ESPECIAIS QUE TROCARÍAMOS TODO O TEMPO DO MUNDO POR ESTES MOMENTOS AO SEU LADO ETERNO. DERRAME PAIXÃO SOBRE NÓS.

SHALOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário