segunda-feira, 9 de maio de 2011

OS HEROIS DE DAVID


(2 Sm 23,8-39) – 10Eis os heróis principais que esta­vam ao serviço de David e o ajuda­ram, com todo o Israel, a assegurar o seu domínio, a fim de o proclamar rei de Israel, segundo a palavra do Senhor. 11Eis o número dos heróis que estavam ao serviço de David: Jachobam, chefe dos três, filho de Hacmoni, brandiu a sua lança con­tra trezentos homens e abateu-os de uma só vez. 12Depois deste, Eleázar, filho de Dodo, o aoíta, um dos três heróis. 13Estava com David, em Pas-Damim, onde os filisteus se reuni­ram para o com­bate. Havia ali um campo de cevada e, quando o povo fugia diante dos filisteus, 14ele e os seus colocaram-se no meio do campo, defenderam-no e destroçaram os filis­teus. E o Senhor operou uma grande vitória.
15Três dos trinta capitães desce­ram à rocha da caverna de Adulam, onde estava David; os filisteus acam­param no vale dos refaítas. 16Ora Da­vid estava na caverna, e os filisteus tinham uma guarnição em Belém. 17David exprimiu este desejo: «Quem me dará de beber da água da cis­terna que está às portas de Belém?»
18Os três homens atra­vessaram o acam­pamento dos filis­teus e tira­ram a água da cisterna que está à porta de Belém. Leva­ram-na a David, mas David não a quis beber e fez dela uma oferta ao Senhor, dizendo: 19«Deus me livre de fazer tal coisa! Beberia eu o san­gue desses homens? Pois trou­xe­ram-ma com risco das suas vidas.» E não a quis beber. Eis o que fize­ram es­ses três valentes.
20Abisai, irmão de Joab, era o che­fe dos trinta; brandiu a sua lança contra trezentos homens, matou-os, mas não teve o nome entre os três. 21Era duplamente considerado entre os trinta e foi seu chefe, mas não se igualou aos três primeiros.
22Benaías, filho de Joiadá, homem valente e rico em façanhas, natural de Cabe­ciel, derrotou os dois heróis de Moab e desceu a matar um leão dentro da cisterna, num dia de neve. 23Ven­ceu também um egípcio de cinco côva­dos de altura, que tinha na mão uma lança semelhante a um rolo de tear. Atirou-se a ele com o cajado, ar­­ran­cou-lhe a lança das mãos e matou-o com a sua própria lança. 24Tudo isto fez Benaías, filho de Joiadá, e cele­brizou-se entre os trinta valen­tes. 25Era dos mais con­siderados entre eles, mas não se igua­lou aos três. Da­vid colocou-o à frente da sua guarda.
26No exército, os mais valentes eram: Asael, irmão de Joab; El-Ha­nan, filho de Dodo, de Belém; 27Cha­mot de Harod; Heles de Pélet; 28Ira, filho de Iqués, de Técua; Abié­zer de Anatot;29Sibecai o huchaíta; Ilai o aoíta; 30Maarai de Netofa; Hé­led, fi­lho de Baana, de Netofa; 31Itai, filho de Ribai de Guibeá, dos filhos de Ben­jamim; Benaías o piratonita; 32Hu­rai dos vales de Gaás; Abiel de Arabá; 33Azemávet de Baurim; Elia­ba o chaal­­bonita; 34Jassen o gunita; Jóna­tas, filho de Chagué, o hara­ri­ta; 35Aiam, filho de Sacar, o hara­rita; Elifal, filho de Ur; 36Héfer de Me­quera; Aías o pelonita; 37Hesron de Carmel; Naarai, filho de Ezbai; 38Joel, irmão de Natan; Mibear, filho de Hagri; 39Sélec o amonita; Naarai de Beerot, escudeiro de Joab, filho de Seruia; 40Ira, de Jéter; Gareb, de Jéter; 41Urias o hitita; Zabad, filho de Alai; 42Adina, filho de Chiza, filho de Rúben, chefe dos rubenitas e, com ele, outros trinta; 43Hanan, filho de Maacá; Josafat, de Matan; 44Uzias, de Astarot; Chama e Jeiel, filhos de Hotam, de Aroer; 45Jediael, filho de Chimeri; Joa seu irmão, o ticita; 46Eliel, o maavita; Jeribai e Josavias, filhos de Elnaam; Jitma o moabita; 47Eliel, Obed e Jaassiel, de Soba.

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário