quinta-feira, 29 de setembro de 2011


ROSH HASHANÁ (COMEÇO DO ANO)

Ao anoitecer de 28 de setembro de 2011 iniciará a Festa Bíblica citada em Levítico 23:24,25: "ADONAI disse a Mosheh: Fale ao povo de Yisra'el: 'No sétimo mês, o primeiro dia do mês deve ser para vocês um dia de descano absoluto, para que se recordem, uma convocação sagrada anunciada com som do shofar. Não realizem nenhum tipo de trabalho comum e levem a ADONAI uma oferta feita pelo fogo." (BJC)¹.
Na Torá (Pentateuco) este dia é chamado em Lv 23:24 de זכרון תרועה (Zichron Teruá) ouRecordação do Toque [do Shofar] e em Nm 29:1 de יום תרועה (Yom Teruá) ou Dia do Toque [do Shofar]. No Machzor (Sidur Especial para as Festas), ele também é conhecido como יום הזכרון (Yom Hazicaron) ou Dia da Recordação e יום הדין (Yom HaDin)ou Dia do Juízo. A Partir da Época da Mishná (“Lei Oral”) a Festa passou a ser conhecida como ראש השנה Rosh Hashaná ou Começo (cabeça) do Ano. Este dia dá início aosAsséret Yemê Teshuvá (10 Dias de Arrependimento) que findam em Yom Kipur (Dia da Expiação - Lv 23:26).

Contagem dos Anos
Inicialmente, o Êxodo era o marco da contagem dos anos, para o povo de Israel. Está escrito em Êxodo 12:1,2: "ADONAI falou a Mosheh e Aharon na terra do Egito; ele disse: "Vocês devem inicar seu calendário por este mês; ele será o primeiro mês do ano para vocês." Lemos também em Êxodo 34:18: "Guarde a festa da matzah², comendo a matzah, como eu ordenei a você: durante sete dias no mês de aviv, pois foi no mês de aviv que você saiu do Egito.".
Séculos após, a contagem dos anos passou a ser conectada aos reinados, como exemplificado pelo texto de Jeremias 1:2: "A palavra de ADONAI veio a ele nos dias de Yoshiyahu, o filho de Amon, rei de Y'hudah, no décimo terceiro ano de seu reinado.".
Após a destruição do Templo Sagrado, em 70 E.C., esse fato tornou-se o referencial da contagem. Existem documentos bem posteriores à Idade Média que contém registros de datas baseadas no referido evento.

Criação do Mundo

O número de anos foi calculado pelos sábios judeus, que examinaram os registros disponíveis,perscrutando o texto bíblico, em relação aos anos e meses, considerando os 7 dias da criação, como sendo dias de 24 horas como os nossos, PARA FINS DE CONTAGEM. O valor ético desta data é profundo e alude à soberania de D-us sobre a criação, sendo mais importante do que a precisão técnica na contagem, cujo alcance de precisão é impossível. Há uma tradição mui antiga de que o mundo começou a ser criado em 1° de Tishrê, o que fortaleceu a definição de Rosh HaShaná como o referencial judaico para a contagem dos anos.
Sendo assim, 1° de Aviv ou Nissan é o início do ano festivo, enquanto 1° de Tishrê é o 1° dia do ano Civil judaico. Semelhantemente, 1º de Elul é o ano novo quanto ao oferecimento dos dízimos dos animais e 15 de Shevat é o ano novo das árvores de Israel.
Os dias que vão desde Rosh HaShaná a Yom Kipur são chamados de Yamim Noraim (Dias Temíveis).
Segundo a tradição judaica, em Rosh HaShaná (Yom Teruá) o destino de cada judeu para o ano seguinte é decidido, se haverá juízo ou misericórdia. Entretanto, esta decisão não é selada até Yom Kipur, podendo ser mudada para melhor durante os 10 dias intermediários de arrependimento (entre Rosh HaShaná e Yom Kipur). Esta mudança pode ocorrer caso Deus ache no judeu uma sincera teshuvá (arrependimento, retorno). Tradicionalmente, várias orações de contrição são feitas em Rosh HaShaná.
O principal preceito da Festa de Yom Teruá (Rosh HaShaná) é o Toque do Shofar (Lv 23:24; Nm 29:1). O Shofar é uma trombeta feita de chifre de carneiro – nunca de boi, por causa do evento do bezerro de ouro, o qual foi idolatrado pelos israelitas. Hoje, usa-se também o chifre de antílope africano na confecção do Shofar iemenita (dos judeus do Iêmen).

O Shofar transmite muitas mensagens a Israel e às nações

1. relembra o carneiro preso nos arbustos pelo chifre, o qual Deus providenciou para substituir Isaque (Gn 22:13);
2. relembra a revelação da Torá do Senhor, na qual ouviu-se a קל שפר (Kol Shofar), literalmente a Voz do Shofar. Ou seja, o Shofar, não é tocado como uma buzina, mas simbolicamente "fala", como uma pessoa, pois possui uma voz. De acordo com Apocalipse 1:10 e 4:1-2, a voz do Senhor é como a voz do Shofar. Ou seja, o Shofar nos lembra do temor ante a voz de Deus;
3. Redenção (restituição, justiça e libertação) – Lv 25:8-10 (Jubileu);
4. Preparação para batalhas – I Co 14:8;
5. Conquistas – Js 6:1-5,15-16;
6. Segundo o Talmud, o toque do Shofar é usado por Deus para confundir os espíritos malignos;
7. De acordo com o Rabino Maimônides, este toque deve despertar-nos ao arrependimento e preparação espiritual para a celebração de Yom Kipur (Dia da Expiação);
8. Louvor – Sl 150:3;
9. A Volta do Messias. Esse é o auge dos apontamentos que o Shofar faz. A Bíblia deixa claro que o retorno do Messias Yeshua (Jesus) será antecipado pelo soar de um Grande Shofar (Is 27:13; Mt 24:29-31; I Ts 4:16-17; I Co 15:51-52);
Enquanto que Pêssach (Páscoa), Matzot (Pães Ázimos) e Shavuôt (Pentecostes) falam do Messias morto e ressurreto, Yom Teruá (Dia do Toque do Shofar), Yom Kipur e Sucot (Tabernáculos) falam do retorno do Messias, e da implantação física de Seu reino na Terra – Ap 5:10.

Culinária
Existe nesta data o costume de ingerir-se maçãs e chalôt (pães trançados) redondas que simbolizam a eternidade. Toma-se fatias de ambas, molha-as no mel, e antes de comer, diz-se: “Que seja a vontade de Deus dar-nos um ano bom e doce”. É costume também comer nesta data um bolo de mel. Tradicionalmente os judeus sefaradim (de origem ibérica) comem nesta data abóboras, alhos-porós, acelga, tâmara, feijão roxinho, romã, cabeça (ראש Rosh) de peixe ou língua de boi. Pede-se a Deus, que sejamos como a cabeça e não como a calda.

Tashlich
Existe a tradição de no 1° dia de Rosh HaShaná, às margens de um rio, lago ou mar, orar, sacudindo os bolsos, barras da calça, declarando simbolicamente o pedido de que Deus jogue os pecados no fundo do mar (Miquéias 7:19).

Saudações
Durante o tempo da Festa, tradicionalmente cumprimenta-se um homem com: Leshaná Tová Tikatêv Vetechatem! E à uma mulher com: Leshaná Tová Tikatevi Vetechatêmi! Estas frases significam: “Que sejas inscrito(a) e selado(a) para um bom ano! Os sefaradim saudam-se com a frase em ladino: “Muchos años y saludozos!” (Muitos e saudáveis anos!).
Que esta Festa seja um tempo de renovo para os discípulos de Yeshua (Jesus), de origem judaica, um tempo de revelação do Messias para os demais judeus, e um tempo para os cristãos refletirem sobre a brevidade do retorno Messiânico, haja vista o grande número de judeus que hoje já dizem a Yeshua: - "Baruch Habá Beshem Adonai!" ("Bendito seja O que vem em Nome do Senhor!").
"Pois eu lhes digo que vocês não me verão mais, até que digam:'Bendito é o que vem em nome de Adonai'". (Mt 23:39).
Feliz 5772 pra todos!
Tiago Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário