terça-feira, 22 de março de 2011

Noiva, onde está a sua aliança?













Genesis 17:1-7
Salmos 105:5-10

Noiva, onde está a sua aliança?

Antes de mais nada, é preciso ressaltar um princípio básico quando se fala de aliança entre Deus e o homem: o ser humano não tem capacidade de fazer alianças com Deus, quem se manifesta primeiro é Deus. Ele nos oferece uma aliança e nós aceitamos ou não.

O peso de uma aliança: O próprio Deus diz em Sua Palavra que as alianças que Ele faz são eternas, assim como Ele o é, no entanto, nós seres humanos, não compreendemos o peso que tem sobre uma aliança. Esquecemos que algum dia uma aliança foi estabelecida. Se firmamos , por exemplo, uma aliança com uma outra pessoa e aí se passaram vinte anos e se eu já não tenha mais relacionamento com esta pessoa nos dias de hoje, me esqueço da aliança que um dia foi feita. No entanto o fato de que eu não me recordo do pacto que foi estabelecido um dia, isso não retira o peso deste pacto.

Alianças com os homens: é necessário trazermos à memória ou pedirmos ao Espírito Santo que nos lembre se algum dia fizemos alguma aliança que não teve a benção de Deus, pois esta mesma aliança precisa ser objeto de arrependimento e renuncia.

Nossa aliança com Deus :  se um dia você aceitou a aliança que Deus te ofereceu, Ele mesmo tem uma pergunta a lhe fazer : Noiva , onde está a sua aliança? Se um dia este pacto com Deus foi estabelecido , ele precisa ser lembrado , vivido,  fortificado e renovado todos os dias de nossas vidas. Uma coisa é certa, Deus jamais se esqueceu da aliança , as alianças Dele são eternas. Se este pacto de amor foi estabelecido e nos deixamos levar pelas situações de esquecemos ou não se não temos vivido como se tivéssemos este compromisso, é tempo de voltar e ver onde erramos, é tempo de arrepender-nos.

Os três aspectos de uma aliança:
1)      Para existir uma aliança se faz necessário duas partes:
- É necessário uma decisão:   Deus nos oferecer uma aliança, é como o príncipe de Mônaco vir ao Brasil no lugar mais pobre do sertão mais pobre do país e pedir em casamento uma das prostitutas deste lugar. Não enxergamos o privilégio que nos é oferecido todos os dias.
- Não cobre de Deus uma compromisso, que na verdade você nunca quis estabelecer com Ele .
- Quando aceitamos esta aliança com Deus, nos tornamos a noiva de Cristo.

2)      Há alegria pelo noivado. Os noivos se alegram por estarem juntos:
- Há comunhão;
- Há desejo de estar perto;
- Ninguém esconde uma aliança de noivado;
- O medo é vencido pelo amor ( é preciso abrir mão do medo e da incredulidade para se viver esta aliança).

3)      Há uma expectativa tremenda pelo casamento :
- Ambos anseiam que o casamento de conclua;
- Há planos;
- Os sonhos são para os dois;
- Há anseio;

“Noiva, onde está a sua aliança”.
Postado por Solange Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário