segunda-feira, 4 de abril de 2011

“Aquilo que você não quer que façam a você, não o faça aos outros.” hillel

FAÇA PARA SEU PRÓXIMO TUDO O QUE VOCÊ DESEJA QUE SEJA FEITO A VOCÊ."
Hoje vejo que o cuidado de D'us para com o próximo é muito profundo, D'us é tão inciso com relação ao próximo, com o cuidado para com ele, que dos 10 mandamentos, 06 ele direciona ao próximo, veja:
Ficheiro:Rembrandt Harmensz. van Rijn 079.jpg

* Honra teu pai e mãe.
* Não assassinarás.
* Não cometarás adultério.
* Não furtarás.
* Não dirás falso testemunho.
* Não cobiçarás.
Todos estes delitos estão relacionados ao próximo.
Por isso Jesus resume os 10 mandamentos em 2 , pois os 4 primeiros são relacionados a D'us, para provar seu amor a Ele. e os 6 próximos são para o próximo conforme vemos acima.
Resumindo: "Ama ao teu D'us acima de todas as coisas, com toda sua força, com todo o seu entendimento , e ao próximo como a você mesmo."

Quando eu observava esta palavra "fazer ao próximo o que quero que seja feito a mim",  não o entendia de forma plena, sempre o entendi no sentido de fazer o bem e somente isso. porém ao analisar esta frase com mais atenção fiquei de certa forma assustado, pq literalmente ele diz que quando eu faço algo de bom ou de ruim eu estou dando a autorização para que seja feito o mesmo comigo, ou seja , não posso agir de forma errada com meu próximo pq assim será feito para mim. lembro o que a bíblia diz em respeito a Jaco. em uma triste atitude ele engana o seu pai que estava em trevas, não conseguindo mais enxergar devido a sua idade avançada, e é literalmente isso que ele autoriza ser feito na vida dele, tempos depois ao trabalhar 7 anos para seu sogro por Raquel na noite do casamento ele é tomado pela mesma treva (escuridão) em que seu pai estava tempos atrás e lhe é colocado no lugar de raquel sua amada, a lia sua irmã mais velha. Quando a palavra diz : olho por olho, dente por dente, também podemos entender que não faça mal algum ao teu próximo para não dar o mesmo direito a ele de fazer com você. Quando alguém errar contra vc , use de misericórdia.
Vamos deixar de errar com nosso próximo para que possamos viver melhor.
Você pode proporcionar dias melhores, mais felizes para os que te rodeiam, pense nisso. "O que o homem plantar certamente isto ceifará".

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário